quarta-feira, 4 de novembro de 2009

"Los Muñequitos de Las Penas de Guatemala"



Tenho uma aluna que viajou recentemente para a Guatemala. Na volta, carinhosamente, me presenteou com uma caixinha feita de uma madeira fininha. Quase uma palha. Dentro dela havia algo surpreendente. Bonequinhos minúsculos e um bilhete. Nele estava escrito em espanhol, algo assim: “Há uma lenda nos Altiplanos da Guatemala. Se você tem um problema, então conte a um “muñequito de las pienas”. Antes de ir dormir, diga a cada um, o que te aflige e coloque o “muñequito” sob o travesseiro. Enquanto você dorme, eles levarão seus problemas para longe.”

Simples, assim. Achei a ideia genial. Ou seja, todas as noites você saca um bonequinho e atribui a ele a responsabilidade por alguma coisa que te faz sofrer e deixa que ele cuide de levar para longe essas inquietações. Na minha caixinha havia seis “muñequitos”. É evidente que meus perrengues superam esse número de ajudantes, mas, convenhamos: se durante um mês eu destinar a cada um deles uma cota de problemas, posso facilmente ficar “zerada”.

Curiosamente, são todos “bonequinhos”. Não há “bonequinhas”. Os índios sabem o que fazem – eu sei que parece delírio o que digo – mas para uma tarefa como essa, precisávamos de alguém do sexo masculino. Homens são práticos, não é mesmo? Seguramente se fossem “muñequitas”, você ia contar seus problemas e elas iam tratar de discutir os detalhes, chorar com você, lembrar de uma história semelhante que viveram. Os “muñequitos”, não! Eles vão lá, levam seu fardo e pronto.

Enfim, daqui a pouco estou indo falar com os meus. A maior dificuldade é que não decidi ainda por onde começar. Não consigo sequer estabelecer uma ordem de prioridade. Elencar que problemas devo despachar.

4 comentários:

Bailarina disse...

Poxa, yo quiero uno también...Pra despachar o homem da imobiliária que quer que eu troque as cerâmicas da cozinha! Aliás, para a imbecilidade do homem da imobiliária acho que necessitaria de todos os seus muñequitos, fardados, prontos pra guerra! rs

Bailarina disse...

Sobre a ordem das prioridades nos problemas comece com o mais fácil. É bom ir desatando os nós. Nem que seja uma simples bobaginha!

Equilibrista disse...

Querida, eu diria que esses "muñequitos" têm poder. Um dos problemas que eu pedi para eles tomarem conta já foi encaminhado. Acontece que os demais, bem... acho que para esses, eu precisaria de todos os "muñequitos" disponíveis na Guatemala. (rs) Saudades. Manda a Sol falar com o cara da imobiliária. Ela está acostumada a tratar com gente "difícil". Dai, ela sobe logo no banquinho e o cara fica com medo e sai correndo.

Unknown disse...

Humm..tá explicado! Vc não anda falando com os muñequitos por esses dias! Poxa vida né tia! Mãos a obra..ou melhor...tarefa p os muñequitos!