sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

INSÔNIA


Você começa procurando uma posição. Vira para a esquerda. Vira para a direita. Depois coloca um travesseiro entre as pernas. Fica recostada na cabeceira. Depois de um tempo começa a pensar em paisagens bucólicas para serenar o espírito. O relógio vai rolando lentamente e começa o desconforto, porque os pensamentos bucólicos são rapidamente substituídos por outros que remetem às tarefas do dia seguinte, ou melhor, as tarefas de daqui a pouco, porque você se dá conta de que o outro dia já vai chegar.

Depois de uma luta insana toma a decisão: levanta e começa a circular pela casa. Fica observando pela janela todas as luzes apagadas dos outros apartamentos e invejando o sono que a maioria deve estar experimentando. Passa as páginas de uma revista, tenta manter a atenção no livro sobre “Cultura Geral”, mas o pensamento te leva rápido da Grécia para as compras do supermercado que precisa fazer amanhã. (quer dizer, hoje). Então lembra de fazer um chá. Aquele, de laranjas vermelhas, que você comprou na “Casa de Chá”. Que absurdo: 100 gramas = R$ 32,00. Essas laranjas devem ser raras. Aliás, não me lembro de já ter visto uma laranja vermelha. Nossa! O gosto é ótimo, mas espera lá. Dava para comprar um CD. Caramba. É quase metade das compras de frutas e verduras da semana. Imagina se eu tivesse comprado um dos serviços de chá da loja? Tinha um maravilhoso, mas custava mais de 300 reais! Talvez abrir uma loja de chás seja um bom negócio. Afinal, a dona me atendeu pessoalmente e estava vestindo uma roupa linda e tinha um anel maravilhoso no dedo. Uma pedra azul. Também, se ela vender um quilo de chá por dia, pode comprar o que quiser. Deus! Que tipo de pensamento te ocorre numa hora dessas. Mas o chá é mesmo dos deuses. Quem sabe o futuro não seja comercializar laranjas vermelhas? Imagina o que mais se pode fazer com elas. Talvez uma máscara de rejuvenescimento.

Sinto-me tensa. Amanhã, quer dizer, hoje vai ter uma festa aqui em casa. Vou receber pessoas que nunca estiveram aqui. Estou excitada com a idéia. Sei que vai ser tri divertido, mas amanhã vou ter que ser a tal mulher multifuncional. Tenho que fazer as unhas – que estão um lixo! Cortar o cabelo e escovar e no meio disso tudo tenho que fazer o jantar, comprar os petiscos, participar de uma banca de TCC e ainda por cima trabalhar. Deus! Como é que vou conseguir? Eu vou conseguir. Poxa! Como as cadeiras da sala estão sujas. O tecido está velho. Mas não dá tempo de lavar, nem de trocar. Será que as pessoas vão perceber essa mancha? E o pernil? Será que vai ficar tão bom como o que minha mãe faz? Usei um pouco de canela. Acho que vai dar um sabor exótico.

Céus! E ainda preciso comprar o presente de amigo oculto. Não entendo porque os shoppings e salões de beleza não funcionam na madrugada. Ao contrário de perder horas lutando com a insônia podia resolver todas as minhas pendências. Talvez abrir um salão que funcione 24 horas seja um bom negócio. Já pensou? Uma massagem numa hora dessas? Uma limpeza de pele? Você ia amanhecer sem olheiras. Aliás, olheiras é o que terei amanhã. Quer dizer: hoje. Acho que está na hora de apelar para o Rivotril. Tomar a outra metade.

Podia ter um dispositivo que indicasse as pessoas que você conhece e que também estão com insônia. Era uma boa hora para interagir. Já pensou ligar para alguém e perguntar: “oi, você está acordada”?

Incrível, mas esse chá vale cada centavo. É uma delícia. Não posso esquecer de comprar os guardanapos. Será que petiscos árabes combinam com pernil? “Do coquetel à festa chique: o plano de beleza perfeito para você arrasar em todos os eventos de final de ano”. É uma das chamadas de capa da revista. E tudo que eu quero é dormir e estar viva para a festa de amanhã. Quer dizer, de hoje.

É melhor voltar para a cama e tentar dormir. Deus é pai. Eu vou fechar os olhos e o milagre do sono há de se materializar. “Boa noite e boa sorte”! Que assim seja.

2 comentários:

Bailarina disse...

Outro dia aconteceu comigo. Queria dar uma de disciplinada e me deitei às 22h como se fosse possível dormir a essa hora! tsc, tsc, tsc... Resultado: A 1h estava eu de pé devorando um pacote de negresco...É mais barato que seu chá, garanto! Mas 03 bolachinhas valem míseras 170 calorias. Já pensou? Beijo com vontade de tomar esse tal chá.

Equilibrista disse...

Querida, se fosse escrever um post cada vez que tenho tido insônia...bem teria que mudar o nome do Blog. Não sei, acho que estou muito tensa. Quanto ao meu maravilhoso chá, tomaremos, calmamente entre o natal e o final do ano, com um bom dedo de prosa. Bjs