quinta-feira, 24 de junho de 2010

"Telegrama Musical"


Quando trabalhei na Abril, uma de minhas atribuições era fazer assessoria de imprensa. Divulgar os produtos e iniciativas da empresa, entre elas, as revistas. Nesse trabalho tive o prazer de conhecer pessoas interessantes. Uma delas, um diretor de uma rádio da cidade, que gostava de fazer uma brincadeira com os amigos. Ligava eventualmente e deixava tocar uma música que fosse especial para essa pessoa.Ele chamava isso de "telegrama musical". No meu caso, fui brindada certa vez com a trilha de “Anônimo Veneziano”.

Essa lembrança me ocorreu porque Luiza, minha amiga querida, tem me enviado por e-mail algumas canções, com destaque para as gregas e italianas. Hoje ela me brindou com uma seleção caprichada e pediu que escolhesse a minha preferida. Entre elas, estava a estupenda e indescritível trilha do filme “Anônimo Veneziano”.

Lembro de ver esse filme na minha adolescência e de nunca ter me esquecido da música. Veneza, eu confesso, nunca foi meu sonho de consumo. Intuo que aquela profusão de águas e aqueles canais me causariam uma imediata crise alérgica. Além do que, não alimento o romântico desejo de circular a bordo de uma gôndola, mas a música, essa me encanta e arrebata. De todas as versões, seria justo escolher a trilha original, de Stelvio Cipriani, mas ainda prefiro a versão de Fausto Papetti.

Portanto, minha querida amiga, escolha feita. E se a música não embala um amor veneziano, ela torna essa madrugada insone um momento raro de beleza musical. E fechando os olhos posso facilmente me transportar para qualquer lugar. Com essa trilha sonora, qualquer paisagem vira cena de cinema.




4 comentários:

Solange disse...

Como diria minha funcionária Sandra...."egoisticamente falando, sua insônia me brinda com lindos depoimentos para alegrar e intelectualizar (vc vai entender o uso desse verbo) minha manhã de trabalho."
Mas, querida, é preciso fazer alguma coisa com relação ao seu sono. Não faz bem essa troca do dia pela noite.
Vá conferir seus hormônios tiroidianos, eles devem estar uma verdadeira bagunça. Palavra de quem entende do assunto.
Se cuida, muita gente quer e precisa de você bem e saudável.
Beijos,
Sol

Equilibrista disse...

É amiga... eu sinto profundamente essa troca de horários. Mas parece que um dispositivo se instalou dentro de mim. Naquela hora, acordo e a única coisa que me ocorre fazer é escrever. Se isso serve para te oferecer "lindos depoimentos e intelectualizar sua manhã de trabalho", já sinto que valeu ficar algumas horas sem dormir. Bjs

Anônimo disse...

Ana, mas como você está escrevendo cada vez melhor... !!!
Diário da Equilibrista me lembrou esta música cantada por Fiorella Manoia que lembra você.

Bailarina disse...

Eu adoro telegramas musicais! Mas acho que agora eles sobraram mesmo para emails musicais, né? Lembrei-me de vc nessa semana! El cuarteto de nos fez um elogiadíssimo show na cidade. E eu que, inexplicavelmente estava temporariamente desinteressada em novidades musicais, quis muito conhecer alguma coisa. O que vc sugere? Que tal um email musical? Besitos